top of page
  • REGISTRO DE PATENTES

76463c6e-4309-401c-89de-3a6aab27eb23.jpg

O que é patente?

 

Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Com este direito, o inventor ou o detentor da patente tem o direito de impedir terceiros, sem o seu consentimento, de produzir, usar, colocar a venda, vender ou importar produto objeto de sua patente e/ ou processo ou produto obtido diretamente por processo por ele patenteado. Em contrapartida, o inventor se obriga a revelar detalhadamente todo o conteúdo técnico da matéria protegida pela patente.


• Patente de Invenção (PI): Produtos ou processos que atendam aos requisitos de atividade inventiva, novidade e aplicação industrial. Sua validade é de 20 anos a partir da data do depósito.


• Patente de Modelo de Utilidade (MU): Objeto de uso prático, ou parte deste, suscetível de aplicação industrial, que apresente nova forma ou disposição, envolvendo ato inventivo, que resulte em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricação. Sua validade é de 15 anos a partir da data do depósito.


• Certificado de Adição de Invenção (C): Aperfeiçoamento ou desenvolvimento introduzido no objeto da invenção, mesmo que destituído de atividade inventiva, porém ainda dentro do mesmo conceito inventivo. O certificado será acessório à patente e com mesma data final de vigência desta.


Qual a validade de uma patente?
- Patente de Invenção: 20 anos a partir da data de depósito.
- Modelo de Utilidade: 15 anos a partir da data de depósito.


O que não pode ser patenteado?
- Técnicas cirúrgicas ou terapêuticas aplicadas sobre o corpo humano.
- Descobertas, teorias científicas e métodos matemáticos.
- Concepções puramente abstratas.
- Programas de computadores (possuem um tipo próprio de registro).
- Regras de jogo.
- Obras literárias, artísticas, arquitetônicas e científicas.
- Técnicas cirúrgicas.
- Todo ou parte de seres vivos naturais e materiais biológicos encontrados na natureza, ou ainda que dela isolados, inclusive o genoma ou germoplasma de qualquer ser vivo natural e os processos biológicos naturais.

bottom of page